evolução - definizione. Che cos'è evolução
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è evolução - definizione

MUDANÇA NAS CARACTERÍSTICAS DE UMA POPULAÇÃO AO LONGO DAS GERAÇÕES
Evolucionismo; Teoria sintética da evolução; Teoria da Evolução; Teoria evolucionista; Evolução da Vida; Evolução da vida; Ascendência comum; Evolucionista; Evolução (Darwinismo); Teoria evolucionária; Usuário(a):GoEThe/Evolução; Adaptados; Evolução biológica; Evolucção; Evolução (biologia)
  • As asas das aves são exemplos de estruturas análogas

evolução         
s.f. (-1789 cf. MS 1 )
1 ato, processo ou efeito de evoluir
2 -mil padrão formado, constituído ou simulado por uma série de movimentos, esp. de soldados, navios etc. que se dispõem em linha de batalha ou desfile militar (mais us. no pl.); manobra
e. do batalhão
3 p.ext. qualquer série de movimentos desenvolvidos contínua e regularmente, ger. completando um ciclo harmonioso
e. da ginasta e. de um casal de dançarinos e. de uma escola de samba
4 movimento circular; giro, volta
5 todo processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de um saber, de uma ciência etc.
e. da historiografia e. da física quântica e. da tecnologia
6 p.met. produto de um conhecimento, de uma técnica, de um saber que se desenvolveu
a luz elétrica é a e. de séculos de pesquisas
7 p.ext. ( da acp. 3 ) processo gradativo, progressivo de transformação, de mudança de estado ou condição; progresso
e. das instituições sociais nas democracias participativas e. de uma doença a e. escolar de um aluno
8 -astr movimento periódico de um astro em torno de um outro principal; revolução
e. dos planetas
9 -bio processo através do qual as espécies se modificam ao longo do tempo
10 -bio teoria segundo a qual as espécies se modificam ao longo do tempo graças à ação das mutações e da seleção natural F cf. darwinismo
11 -fil processo de desenvolvimento natural, biológico e espiritual, discutido no pensamento de Spencer (1820-1903) ou de Bergson (1859-1941), em que toda a natureza, com seus seres vivos ou inanimados, se aperfeiçoa progressivamente, realizando novas capacidades, manifestações e potencialidades
±
e. convergente
-bio desenvolvimento independente de similaridades estruturais ou funcionais em duas ou mais espécies não relacionadas, ou distantemente relacionadas, que não resulta de similaridade genotípica e ancestralidade comum
e. regressiva
-bio processo evolutivo que envolve simplificação estrutural crescente
e. social
-antrpol soc segundo os primeiros teóricos sociais, entre os quais Herbert Spencer (1820-1903), processo através do qual uma sociedade se desenvolve progressiva e qualitativamente de modo previsível F cf. evolucionismo
-etim lat. evolutìo,ónis 'ação de percorrer, de desenrolar', rad. de evolútum , supn. de evolvère 'rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, rolar para fora, estender, desdobrar, desenrolar, tirar de, fazer sair, pôr fora; desenrolar, desdobrar, desenvolver'; a noção de 'mudança progressiva de posição ou de natureza no espaço ou no tempo ' é relativamente recente, a noção de 'evolução no espaço' tem origem por volta do sXVI, já as noções de 'transformação, mudança, desenvolvimento' surgem por volta de 1670, nas línguas ocidentais; ver vol- -sin/var ver antonímia de declínio e retrocesso -ant involução; ver tb. sinonímia de declínio e retrocesso
Evolução         
Na biologia, Evolução (também conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica) é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo.
evolução         
sf (lat evolutione)
1 Ato ou efeito de evoluir.
2 Progresso paulatino e contínuo a partir de um estado inferior ou simples para um superior, mais complexo ou melhor.
3 Progresso contínuo de simplicidade inorganizada a complexidade organizada.
4 Transformação lenta, em leves mudanças sucessivas.
5 Filos Desenvolvimento lógico de uma idéia no tempo; sucessão de sistemas que se engendram uns aos outros.
6 Sociol Progresso ou melhoramento social, político e econômico, gradual e relativamente pacífico, em contraste à mudança violenta, à revolução.
7 Biol Processo pelo qual, através de uma série de alterações gradativas, a partir de um estado rudimentar, todo organismo vivo ou grupo de organismos adquiriu os caracteres morfológicos ou fisiológicos que o distinguem.
8 Biol Fato ou doutrina da descendência de todos os seres vivos de umas poucas formas simples de vida ou de uma só forma.
9 Movimento ou cada um de uma série de movimentos de tropas, navios, aviões etc., para tomar ou mudar a posição ou formação de batalha ou de parada.
10 Qualquer movimento destinado a efetuar um novo arranjo, pela passagem de uma posição a outra, dos componentes de um grupo (dançarinos, patinadores etc.).
11 Movimento de certos animais na carreira ou de aves em vôo.
12 No jogo de xadrez, série de movimentos executados por uma peça antes de chegar a ocupar a casa do tabuleiro, necessária para conseguir uma determinada combinação.
13 Bot Desenvolvimento, crescimento sucessivo dos órgãos vegetais
E. criativa: evolução que é um processo antes criativo do que explicável mecanicamente
E. histórica: desenvolvimento e aperfeiçoamento progressivo das sociedades e respectiva civilização
E. orgânica: desenvolvimento dos seres vivos pelo crescimento
Teoria da evolução: evolucionismo.

Wikipedia

Evolução

Na biologia, Evolução (também conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica) é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo. O termo "evolução" pode referir-se à evidência observacional que constitui o fato científico intrínseco à teoria da evolução biológica, ou, em acepção completa, à teoria em sua completude. Uma teoria científica é por definição um conjunto indissociável de todas as evidências verificáveis conhecidas e das ideias testáveis e testadas àquelas atreladas.

Do ponto de vista genético, a evolução pode ser definida como qualquer alteração no número de genes ou na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes em uma população e ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar as que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir pela transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória, através de seleção natural, ou aleatoriamente, através de deriva genética.

A seleção natural é um processo pelo qual características hereditárias que contribuem para a sobrevivência e a reprodução se tornam mais comuns numa população, enquanto características prejudiciais tornam-se mais raras. Isto ocorre porque indivíduos com características vantajosas têm mais sucesso na reprodução, de modo que mais indivíduos na próxima geração herdem tais características. Ao longo de muitas gerações, adaptações ocorrem através de uma combinação de mudanças sucessivas, pequenas e aleatórias nas características, mas significativas em conjunto, em virtude da seleção natural dos variantes mais adequados - adaptados - ao seu ambiente. Em contraste, a deriva genética produz mudanças aleatórias na frequência das características numa população. A deriva genética reflete o papel que o acaso desempenha na probabilidade de um determinado indivíduo sobreviver e reproduzir-se. Na década de 1930, a seleção natural darwiniana foi combinada com a hereditariedade mendeliana em uma síntese moderna, onde foi feita a ligação entre as unidades de evolução - os genes - e o mecanismo central de evolução - fundado na deriva genética e seleção natural. Tal teoria, denominada Síntese Evolutiva Moderna e detentora de um grande poder preditivo e explanatório, por oferecer uma unificadora e inigualável explicação natural para toda a diversidade da vida na Terra, tornou-se o pilar central da biologia moderna.

Uma espécie pode ser definida como o agrupamento dos espécimes capazes de compartilhar material genético - usualmente por via sexuada - a fim de reproduzirem-se gerando descendência fértil. No entanto, quando uma espécie é separada em várias populações que por algum motivo não mais se possam cruzar, mecanismos como mutações, deriva genética e a selecção de características novas provocam a acumulação de diferenças ao longo de gerações, diferenças que, acumuladas, podem implicar desde curiosidades biológicas como os denominados anéis de espécies até a emergência de espécies novas e distintas. As semelhanças entre organismos sugere que todas as espécies conhecidas descenderam de um ancestral comum (ou pool genético ancestral) através deste processo de divergência gradual.

Estudos do registro fóssil permitem reconstruir de forma satisfatória e precisa o processo de evolução da vida na Terra, desde os primeiros registros de sua presença no planeta - que datam de 3,4 mil milhões de anos atrás - até hoje. Tais fósseis, juntamente com o reconhecimento da fabulosa diversidade de seres vivos atrelada - a grande maioria hoje extinta - já em meados do século dezenove mostravam aos cientistas que as espécies encontram-se cronologicamente relacionadas, e que essas mudam ao longo do tempo. Contudo, os mecanismos que levaram a estas mudanças permaneceram pouco claros até o reconhecimento científico de que o próprio planeta tem uma história geológica muito rica - implicando mudanças ambientais constantes - e até a publicação do livro de Charles Darwin - A Origem das Espécies - detalhando a teoria de evolução por selecção natural. O trabalho de Darwin levou rapidamente à aceitação da evolução pela comunidade científica.